quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai Noel, filho da puta (aquele velho porco capitalista)

Meu relacionamento com Deus é exercitado todos os dias, nas minhas orações, no meu coração. O que o meu relacionamento com Deus, com Jesus tem a ver com uma hora, com uma data? Me diz? Resumir minha bondade, sentimentalismo, compaixão, caridade à uma data é muito mais do que ignorante pra mim, é patético.
Vocês que comemoram o Natal me desculpem...mas é preciso muita frieza pra manter o espírito natalino com um peru na boca enquanto milhares de crianças não tem um pão pra comer. É muita frieza comprar presente pra família inteira, estourar o limite do cartão de crédito enquanto crianças rabiscam com um graveto no asfalto porque não têm sequer um brinquedo pra brincar. Vocês desejam " Feliz Natal ". Agora eu lhes pergunto: feliz pra quem? Pra nós, que temos uma família? Pra nós que temos uma mesa farta, altamente calórica, que vamos comer até não conseguir andar e depois nos arrepender falando " ai, comi demais, vou precisar queimar tudo isso agora ". Pra nós, que temos aquela família, até às vezes meio torta, com aquela tia invejosa, com aquele tio que só paga mico se vestindo de Papai Noel, com aquele bando de pirralhada correndo em volta da mesa, mas temos, de qualquer jeito, nossa família. Me poupem, me poupem todos vocês, mas o Natal é feliz pra vocês!! E acabou. Esse Natal não vai ser nada feliz pro mendigo que vaga as ruas, pro bebê que não consegue nem mamar no peito da mãe porque não come e por isso não tem leite para amamenta-lo, pra criança de rua que não sabe e talvez nunca chegue a saber o significado da palavra prosperidade. Prosperidade no quê? Que perspectiva de vida essa criança tem?
Arrisco a dizer, apostaria sem medo, a maioria dessas pessoas que desejam Feliz Natal com a boca cheia não tomam as mínimas atitudes a favor de um mundo melhor, sequer fecham a torneira pra escovar os dentes, não representam um milésimo do altruísmo que propagam. E não que eu seja um exemplo de altruísmo, porque não, eu não sou! Mas eu não saio propagando ideias que eu não sigo e nem levantando bandeiras sobre as quais eu não movo uma palha pra ajudar.
É muito difícil perceber que o Natal, assim como um milhão de outras datas, foi criado especialmente para que peguemos o dinheirinho que nós não temos e enriqueçamos o comércio? É preciso fazer faculdade de publicidade pra entender isso? Acho que não. Por que eu preciso montar uma árvore na minha casa e encher de luzinhas para que me sinta uma pessoa melhor? Isso me tornará de fato uma pessoa melhor? Por que eu preciso fazer igual a todo mundo pra me sentir melhor? Eu preciso? Costume? Tradição? O que é uma tradição? É aquilo que nós fazemos há anos porque milhares de pessoas fizeram antes e sequer paramos pra questionar na relevância de estarmos fazendo a mesma coisa.
Não é válido como seres pensantes pararmos de seguir o que todo mundo faz e utilizarmos nossa massa cinzenta pra pensar de fato no motivo de estarmos fazendo isso ou aquilo? Se tem cabimento, se tem fundamento, se tem por quê? Não é válido pensar em como uma data que deixa tantas pessoas tristes ao redor do mundo pode ser uma data boa, uma data que teoricamente signifique tudo ao contrário?
Querem celebrar o nascimento de Jesus? Celebrem todos os dias! Presente não é só importante no Natal, precisamos dar presentes diários pras pessoas que amamos pra que elas percebam o quanto são importante pra nós. E não falo de presentes que o dinheiro compra não. Muitas vezes um sorriso pode ser um presente, um abraço no momento certo, uma palavra de compreensão, um olhar iluminado, uma presença confortadora.
Eu sei que eu sou a minoria que pensa isso, ou talvez a minoria que fale o que na verdade muitas pessoas pensam. Mas eu simplesmente não vou concordar com algo que pra mim não faz sentido nenhum. Podem chamar do que quiser, princípios, conceitos, revolta, o que for. Pra mim uma família em volta de uma mesa continua não sendo capaz de mudar a miséria do mundo e o egoísmo das pessoas. Pensar no próximo devia começar principalmente no " Natal " não esbanjando uma felicidade que só é " feliz " pra você. Pra mim o respeito pelos seres humanos ainda continua sendo o maior presente.

4 comentários:

  1. cabuloso

    to do seu lado, porra !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Simi . . .
    Minha esposa indicou-me esta matéria em seu blog. Ela é sua colega na faculdade, porém cursa Direito.
    Você estava inspirada quando escreveu tudo isso. Penso muitíssimo parecido com você, mas não encontraria as frases tão bem elaboradas como você fez, com propriedade. Acabei desopilando meu fígado (de 51 anos, porém inteiríssimo!RsRsRs) com seu texto. Parabéns!
    Dr. José Roberto Tavares Lima

    ResponderExcluir
  3. eu já discordo com o começo do texto.
    que diferença faz nao comprar/comer o peru de natal para a criança que está com fome? se a pessoa nao comemorar o natal, não vai fazer diferença pra criança. deixar de comprar o presente pra familia inteira, não vai fazer brotar do chão tudo o que a criança necessita.
    concordo com o pensamento, mas há pessoas e níveis de sociedade.
    o que muda nessa época, é que muitas pessoas comemoram sim o natal e junto dele ajudam também. não deixando de comer seu peru, mas sabendo que com a ajuda dela, outra familia está fazendo o mesmo. se uma pessoa ajuda no natal, facilmente ela irá ajudar em qualquer época do ano.
    natal é necessário sim. já pensou quantas familias só se encontram nessa data? inclusive aqueles que não tem dinheiro para colocar um pão na mesa, mas trabalham o ano todo para juntar dinheiro, viajar horas e horas só para estar com a familia, seja sentado na mesa comendo oq tem ou para simplismente um abraço?
    (sou rato de rodoviária, e parte da minha familia é lá do nordeste, sei do que falo)
    pode ser data comercial e bla bla, SEI que muitos exageram e SIM são egoístas. Isso tem em qualquer lugar do mundo.
    No meu caso, o natal foi o jantar e a troca de presentes. Decoração eu nem falo muito, a arvore ja tem anos em casa, mas o meu gato resolveu achar que era brinquedo D:
    Com a pouca familia que me restou, o natal perdeu certa importância pra mim, mas foi importante, que mesmo com a falta de uma pessoa (no caso duas, pq minha vó resolveu esquecer que tem netas depois do falecimento da minha mae D:) continuamos se reunindo.
    E com pessoas da minha familia que visito o ano inteiro. Mas essas poucas horinhas contam bastante.
    No caso de caridade, sempre damos cestas de natal a pessoas próximas que sao menos desprovidas, digamos assim. compramos apenas o necessario de comida para evitar o desperdicio e reclicamos o lixo o ano inteiro, heh.

    Todos reclamam e mesmo nao sendo o exemplo em pessoa, o que muda nao comemorar o natal? No caso, o que voce fez para mudar a vida de alguem? Conversou? Abraçou? Ofereceu uma ajuda? Deu brinquedo?

    É fácil reclamar e vamos continuar reclamando. Porque o natal não vai acabar. Infelizmente teremos as pessoas preocupadas e as pessoas esbanjando luxuria. Mas graças a ela, tem emprego para quem procura e dar uma condição melhor de vida para sua familia.

    Tem os prós e os contra, mas isso acontece o ano inteiro. Só resolvemos enxergar tais absurdos no final do ano.

    Fazendo sua parte, não a nada de errado de comemorar o natal, seja do jeito que for.

    ResponderExcluir
  4. Eaee pessoas, obrigada pelos comentários, fiquei feliz de recebe-los (principalmente de receber o segundo rs)
    Agora pra Camila, eu agradeço tbm seu comentário, e respeito sua opinião (afinal o texto está aberto pra isso mesmo, pras pessoas lerem e comentarem suas opiniões) mas acho que vc não entendeu a proposta do texto, que é uma crítica à hipocrisia do Natal, não uma crítica à quem come peru e faz caridade o ano inteiro! Realmente o peru não faz diferença pra criança e muito menos pra mim! rs
    O texto é muito mais do que isso, se vc analisar profundamente vai ver que a questão não é a árvore, ou o presente, o texto esconde uma crítica muito forte e muito séria à pessoas que esbanjam e distorcem completamente o suposto significado de Natal. E é exatamente o sentido dele!! Cada um comemora o que quiser, pra mim Natal não representa nada e eu me lixo pra essa data! Cada um sabe de si e faz o que quiser, inclusive se expressa como eu fiz colocando no texto o que eu penso e sinto, e o que vc fez quando comentou aqui! Agora o que eu fiz ou deixei de fazer no Natal ou no ano todo eu não falei no texto e não preciso falar porque não tem relevância pra ninguém e nem pro texto porque não é o enfoque do mesmo! rs


    beijo pra todos!

    ResponderExcluir