quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O marketing do futuro

Não é de hoje que sabemos que acompanhar as evoluções da sociedade é o jeito mais eficaz de um profissional de marketing alcançar (ou manter) seu sucesso no mercado.
A sociedade muda constantemente e com ela surgem novas ferramentas de comunicação e nova forma de utilização para as antigas. Pensar no futuro, acompanhar as tendências se tornou mais do que importante, se tornou essencial.
O marketing 3.0 sobre o qual fala Kotler endossa a razão pela qual algumas empresas (orientadas pelas tendências) procuram contato direto como público através das relações públicas, marketing direto (proporcionando aos clientes uma forma fácil e direta de realizarem suas compras), procuram criar promoções em que possam proporcionar a seus clientes uma Brand Experience.
Envolver o cliente se tornou fundamental. O Below the line (também chamado “No media”) proporcionou ao profissional de comunicação inúmeras possibilidades de ganhar relevância perante os consumidores, que por serem bombardeados diariamente por milhares de informações não se sentem mais tão atraídos pelo convencional.
Segmentação do público-alvo, transparência nas mensagens publicitárias, inovação nos canais de comunicação (new medias), comunicação personalizada (venda pessoal, marketing one to one, entre outros) se tornaram peças fundamentais no marketing do futuro, que aposta na autenticidade e na firmeza de princípios de uma forma jamais antes vista.
Focar seus esforços no cliente, procurando sempre a melhor relação possível para quem compra e para quem vende, é um dos objetivos que esse novo modelo de marketing pretende (e deve) alcançar.








(texto escrito pra prova de Comunicação integrada. Com aquele limite de linhas que limita tudo e com a obrigação de abordar x assuntos relacionados à matéria). Eu achei que tivesse ficado uma bosta [pela enorme pressao sob a qual tive q escreve-lo] mas nao deve ter ficado tão ruim assim porque foi um dos textos escolhidos por ela pra ser passado adiante no mercado.)

Um comentário:

  1. Olá Simi,
    Só para dizer que achei o texto muito bom.
    Sou mais um apaixonado por marketing e escrevo especificamente sobre o marketing 3.0.
    Acho q vai gostar: http://mkt4pontozero.blogspot.com/
    Beijos!

    ResponderExcluir